segunda-feira, 18 de julho de 2011

Fotos e detalhes da compra

O Ford Fiesta Hatch Rocam que comprei foi o da versão Pulse com motor 1.6 8v com o pacote Class. Esse carro estava em promoção por R$37900,00 na concessionária Superauto (em Santa Maria/RS). Além dos ítens inclusos na versão comprada (dentre os mais importantes, farol de neblina, computador de bordo, airbag para motorista e carona, regulagem de altura do banco do motorista e direção, e freios ABS) pedi para ser colocado o som original com o sistema myconnection e sensor de estacionamento (esse último veio de brinde).

Primeiras impressões do carro:
* Logo que tirei o carro da concessionária peguei a estrada (ainda não tinha 30km no marcador). Andando em velocidades próximas de 110km/h com ar condicionado ligado, com 2 passageiros e bagageiro com boa carga o carro fez média de 13km/l (utilizando gasolina). Na cidade (andei muito pouco ainda) o carro parece estar fazendo 10km/l (com gasolina).
Creio que com o amaciamento do motor e a regulagem do pé esses números devem melhorar um pouco.
* A suspensão é muito boa... é macia para passar com suavidade nas ruas brasileiras (paralelepípedo) e firme nas curvas...
* O carro ainda está muito silencioso... nada de ruído interno e muito pouco se ouve do que vem de fora.
* O carro é muito espaçoso e confortável tanto para os passageiros da frente, quanto para quem vai atrás. Ontem, dei uma volta com o carro na seguinte configuração: Eu (1,80m) no motorista, minha namorada (menos de 1,70... não vou colocar a altura para não apanhar...), 2 amigos nos bancos traseiros com mais de 1,80. Todos ficaram folgados e confortáveis.
* O som (caixas que já acompanhavam o carro e aparelho de som original solicitado) é muito bom. A qualidade é realmente impressionante. O sistema myconnection é muito interessante (posso atender chamadas pelo som do carro, e escutar mp3 do celular ou do pendrive). Mais adiante posto mais detalhes, mas vale a pena o preço pago.
* A posição de dirigir é muito boa, porém fica difícil de enxergar a sinaleira (ou semáforo).
* O sensor de estacionamento parece não funcionar muito bem... acho que está com algum problema (provavelmente por não ser original do carro, e sim colocado)... às vezes acorda e às vezes não... ainda não sei como desligá-lo e ligá-lo... provavelmente terei que verificar isso na concessionária quando tiver tempo.

* Detalhes interessantes:
- Luz no porta-luvas;
- Luz no porta malas;
- Odômetro com possibilidade de ver horário, data, kilometragem parcial (além da kilometragem total);
- Computador de bordo com capacidade apresentar consumo instantâneo, consumo médio (pode ser zerado), velocidade média, temperatura externa, kilometragem possível com a gasolina do tanque, e velocidade para alarme (somente quando você ultrapassa determinada velocidade um único bipe curto é disparado);
- Luz de neblina;
- Aviso no painel de quando o carro deve ir para a revisão (avisa 1 mês e/ou 1km antes);
- Airbag, ABS e cintos de segurança dos bancos da frente com regulagem de altura;
- Sistema MYCONNECTION (som original) que possibilita atender/efetuar chamadas pelo som do carro (quando conectado via bluetooth com o aparelho celular), além de poder tocar as músicas do celular diretamente pelo som (todos os comandos são realizados no som);
- Abertura do porta malas interno ou por controle remoto;
- Localizador do carro pelo controle remoto(testei no estacionamento do shopping, levantei o controle, apertei o botão, e o carro começou a buzinar e piscar as lanternas... muito útil)
- Pneu estepe dentro do porta malas (eu prefiro dificultar furtos e facilitar a calibragem do que perder alguns minutos eventuais tirando as malas);
- Espelho nos dois quebra-sol (eu ainda não utilizei, a mulher sim...)

Detalhes não interessantes:
- Alavanca para abertura do porta malas no lado esquerdo aparenta ser muito frágil (plástico com aspecto frágil);
- "Tapume" do freio de mão feito de um material que aparenta ser ruim, estava encaixado de forma errada quando olhei pra ele... agora está ok;
- Cintos traseiros não possuem regulagem de altura;
- Não existe nenhum porta treco com tampa (fora o porta-luvas) para colocar moedas (mas sim vários porta trecos abertos);


Com o tempo pretendo colocar aqui informações/vídeos do funcionamento dos principais ítens legais do carro, bem como consumo e impressões da direção.

Algumas fotos do carro:



4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Roben,
    Gostei do seu post aqui.
    Faz 1 mês que comprei o meu Fiesta nas mesmas condições, porém, versão Sedan e sem o sensor de estacionamento.
    Gostaria de contribuir com seu tópico.

    Uma vantagem que você não listou mas acredito que também exista na versão Hatch, é a regulagem da altura do volante e também do banco do motorista.
    São itens que fazem batante diferença quando a mulher que vai dirigir o carro tem cerca de 85% da sua altura (hehe).
    - Outro ponto legal, é que no porta-malas, onde fica o step, existem 2 porta-trecos/ferramentas muito úteis para se guardar uma lanterna, uma capa de chuva, uma blusa, etc.
    - Outro, são as palhetas do limpador parabrisa. São do tipo Fast-Blade que são muito mais eficientes e silenciosas que as palhetas utilizadas normalmente.
    - Também, o banco traseiro é Bi-Partido e rebatem para maior aproveitamento do porta-malas (no caso do sedan).
    - Existe um porta-revista atrás do banco do passageiro.
    - Existe um bolso "oculto" logo na parte frontal do banco do motorista, idela para se guardar o celular, a carteira ou o dinheiro do pedágio (hehe).


    Sobre as desvantagens, eu não tenho nenhuma desvantagem real para citar. Eu diria mais que são pontos em que a Ford podia ter melhorado um pouquinho mais...
    São eles:
    - Tampa do combustível (é na chave ainda). A Ford poderia ter colocado a tampa sem chave e feito a trava da tampa externa como vários carros hoje em dia já possuem.
    - Os comandos do alarme/trava das portas AINDA continuam sendo em um controle do tipo chaveiro que fica pendurado junto com a chave!
    Inclusive a chave é das antigas! Acreditem ou não, mas a chave é simplesmente idêntica à chave do meu Verona, ano 91, que aposentei na compra deste novo Fiesta.
    Ou seja, em 20 ANOS, a chave é a mesma!
    (o estoque deles deve ser imenso)
    A Ford poderia ter disponibilizado uma chave melhorzinha (já com controles embutidos) neste novo modelo 2012, ou pelo menos para a versão Class.
    - Mais um item, que na verdade não entendi a ausência dele no carro, é a Lanterna de Neblina.
    Uma vez que o carro possui o Farol de Neblina, nada mais lógico do que vir a Lanterna de Neblina para serem usados no caso de neblina.
    (se bem que ultimamente, existem muitas pessoas que não sabem utilizar este recurso apenas em ocasião de neblina, e ficam com aquela lanternona ofuscando a vista de quem vem atrás mesmo na cidade ou em estradas a noite).

    É isso.
    No geral, estou bastante feliz com o carro.

    O carro está com 2.800 Km rodados já.
    Por enquanto, as medições que fiz do consumo de combustível foram:
    - Gasolina (sempre com ar-condic ligado):
    Estrada = 13 Km/L
    Cidade = 11,7 Km/L
    - Álcool (tb sempre com ar-condic ligado):
    Estrada = 10,5 Km/L
    Cidade = 8,8 Km/L

    Algo que reparei é que o consumo Km/L calculado pelo computador de bordo é sempre 0,5 menor do que o calculado pelo método padrão de dividir o Km rodado pela quantidade de Litros abastecida no posto (sendo que eu sempre zero os contadores quando completo o tanque).

    É isso.

    Até+!

    ResponderExcluir
  3. Eaí amigo, comprei um igual ao teu, pego amanhã. Está satisfeito? Nos conte mais!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Gostaria tb de compartilhar os bons e os maus momentos a bordo do meu Fiesta. Comprei um Fiesta Hatch 1.6 Class 2011/2012 em Abril/2011. O meu nao tem abs, nem airbag, sensores de estacionamento tb nao, vidros traseiros elétricos não. Sobre o bolso oculto no banco do motorista, o meu tem. Carro bom em vista q eu tinha um Gol G4 1.0 A cidade onde moro é pequena, 40 mil hab. Aqui se usa primeira e segunda marcha, qdo vamos engatar a terceira aparece uma lombada. Eu acho ele muito beberrão. 4,6 km/l na cidade e faz 10 km/l na estrada com Etanol. Gasolina 6,7 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. Gostaria de comentários sobre consumo. Muito bom o blog. Abraço!!

    ResponderExcluir