domingo, 7 de agosto de 2011

Concessionária, consumo e computador de bordo...

Olá pessoal,

Fui na concessionária no sábado (06/08/11) para verificar o problema do sensor de estacionamento. Realmente tinha um sensor com problema e o interruptor de desligar/ligar os sensores dianteiros não estava funcionando (os traseiros são ativados e desativados pela luz de ré). Fui SUPER bem atendido na SUPERAUTO (Santa Maria/RS). O problema foi resolvido e pude acompanhar o que estava acontecendo.
Aproveitei e falei do também tapume do freio de mão (que estava saindo quando puxava o freio de mão). E realmente o meu estava com um probleminha. Também foi trocado rapidamente (e sem precisar gastar saliva... eles confiam no cliente). Em resumo, por enquanto o pós atendimento está com nota 10!!

Em relação ao consumo, viajei novamente (e tenho novidades).
- Ida (aprox. 300km): Velocidade entre 100km/h e 120km/h - Consumo (gasolina) foi de 13,9km/l
- Volta (aprox. 300km): Velocidade entre 80km/h e 100km/h - Consumo (gasolina) foi de 15,5km/l

Conclusão: melhorou em relação aos primeiros Km (no começo da viagem estava com 1000km) e entre 80 e 100 Km/h ele fica bem mais econômico.

---

Resumo do consumo aos 1000Km
- Consumo urbano (gasolina): 11,5 Km/l
- Consumo na estrada (gasolina) entre 80 e 100Km/h: 15,5 Km/l
- Consumo na estrada (gasolina) entre 100 e 120Km/h: 13,9 Km/l


---

Como prometido, fiz um vídeo sobre o computador de bordo. Desculpem o amadorismo do vídeo, mas acho que dá pra entender. Em breve mais vídeos.

12 comentários:

  1. Cara, muito bacana a sua iniciativa.
    Além de ter uma visão de consumidor mesmo, sem patrocínio, assim sendo mais sincera sobre as vantagens e desvantagens do veículo.

    E o seguro o que achou? Estou para adquirir um mas acho que vai ser sem o ABS e Airbag.

    Parabéns pelo Blog.
    Fábio Lima - Canoas RS

    ResponderExcluir
  2. O seguro aqui para Porto Alegre/RS e para a minha idade é dureza (completo 25 no fim desse ano)... deu R$2.500 pela Porto Seguro... ou seja... é um valor bem elevado..

    ResponderExcluir
  3. Olá, me chamo Leonardo e comprei um Fiesta igual ao seu (só que sem ABS, Air Bag e Computador de bordo), e percebi que o consumo está bem elevado (no primeiro abastecimento, fiz uma média de 8km/l de gasolina, entre cidade e estrada - mais ou menos meio a meio - 50% cidade e 50% estrada). O carro acabou de alcançar 300km hoje.

    Como foi o consumo na primeira semana da sua experiencia?

    Tenho olhado em vários fóruns e blogs, e vejo que a média que você fez e que o Plínio fez são as médias de todos, mas estou preocupado com a média do meu carro, pois não achei nenhuma indicação da quilomentragem em que ele começa a fazer essa média de vocês.

    Tks,

    Leonardo

    ResponderExcluir
  4. Bem legal, estou querendo comprar um e agora o site já se encontra nos favoritos para acompanhar.

    ResponderExcluir
  5. Olá Roben,

    Comprei um rocam 2012 no final de agosto. Porém o meu é 1.0 com ar cond. / DH / VE apenas.

    Antes dele tinha um fiesta street 2003, que apesar de 1.0 andava bem pra caramba, muito ágil no trânsito.

    Estou achando que pelo peso deste carro, o motor 1.0 é meio fraco na gasolina, já no álcool anda melhor.
    Uso o AC em +-50% do tempo.

    Minha primeira média foi fraca... não chegou a 7km/l mas o carro estava com 500 km apenas.
    Agora estou com 1.600 e vou fazer outra média, depois comento aqui.

    Uma coisa que gostei neste fiesta é o farol, muito melhor que o anterior.
    O fato do painel ficar sempre aceso também é agradável pois facilita a visão em qualquer situaçao.

    Até aqui estou satisfeito com o carro, não tive nenhum problema. A única coisa que faria diferente é ter pego um 1.6, mas a diferença estava grande... (o 1.0 estava em promoção e o 1.6 não)

    Um detalhe: aquela luz de manutenção, que deveria indicar o tempo das manutenções programadas, começou a acender a uns 10 dias. Imagino que haja um contador de dias/km e o pessoal da concessionária não configurou a data em que o carro foi retirado... deve ter ficado a data da fabricação, porque a revisão dos 6 meses será apenas em fevereiro...

    Uma ótima iniciativa a sua de criar este blog. Vou aparecer por aqui mais vezes.

    Abraço,
    Humberto

    ResponderExcluir
  6. Pessoal obrigado pelos comentários... eu dei uma segurada nos posts pra verificar nova medição de consumo em viagem...
    Em breve faço novo post...

    ResponderExcluir
  7. BUUUUUUUUUUUUUUUUUURRRRRRRRNNNNNN!!!!! \,,/

    Pow cara muito bom o blog e a as informações tiradas aqui. Estou na dúvida de 2 carros para compra: Corsa Maxx 1.4 e o Fiesta 1.6, e por isso o blog está ajudando muito nessa minha dúvida.

    Valeu

    Rafael

    Ps: É sempre bom ouvir Deep Purple no carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse você jamais compraria um carro da Ford. Eu tenho um new fiesta 1.6, 2011 que veio com diversos defeitos de fabricação, como barulho na direção elétrica, estouro no motor,computador de bordo com defeito no sensor ( dizia que o capô estava aberto e disparava o alarme),dentre outros defeitos. Quando dirijo, parece que eu estou numa carroça, literalmente.
      Estou com o carro há 3 anos e NUNCA resolveram nenhum dos problemas, Ah e se você gosta de ouvir Deep Purple no carro, saiba que o aparelho de CD do Fiesta é uma porcaria.
      Eu vou vender o carro e mudar de marca. Bos sorte pra vc.

      Excluir
  8. boa iniciativa, tô em dúvida se compro o Fiesta 1.0 (na promoção por R$ 28.900) ou 1.6 (por R$ 33.000)mas caro e q me espantou um pouco, ; no entanto, também me agrada o Prisma da chevrolet, q tá com um preço próximo do fiesta 1.6... daí qual seria o melhor: prisma 1.4 ou fiesta 1.6?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um amigo tem o prisma... se porta malas for algo muito crítico, eu iria de fiesta sedan... o acabamento é inferior, o carro "puxa menos" e o consumo é pior que do fiesta... mas o melhor mesmo é fazer o test drive... eu eliminei o prisma assim que entrei =P

      Excluir
  9. Tenho um fiesta hatch 2009 1.0... o bicho não passa na cidade dos 8,5-9,0km/l com gasolina (6,5 no álcool) nem a pau... o carro é bom, bem acabado, roda bem... mas essa questão do consumo tão elevado me deixou muito chateado com a FORD, uma pena. Pelo que andei lendo até hoje vi que é uma questão de "sorte"... uns pegam carros mais econômicos que outros.
    A "única" vantagem é que com esse consumo altíssimo não vou sentir tanta diferença quando passar para um 1.6+...

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, comprei um Fiesta 1.6 2013 e o consumo dele no Etanol está na média de 6.5 km/l na cidade, estou preocuopado com esse consumo elevado, alguém saber de dizer se isso é normal ?

    ResponderExcluir