domingo, 4 de dezembro de 2011

Após alguns meses de uso...

Olá pessoal,

Muito obrigado pelos comentários, assim podemos trocar informações/impressões sobre o carro.

Olá, me chamo Leonardo e comprei um Fiesta igual ao seu (só que sem ABS, Air Bag e Computador de bordo), e percebi que o consumo está bem elevado (no primeiro abastecimento, fiz uma média de 8km/l de gasolina, entre cidade e estrada - mais ou menos meio a meio - 50% cidade e 50% estrada). O carro acabou de alcançar 300km hoje. (by Leo)

Minha primeira média foi fraca... não chegou a 7km/l mas o carro estava com 500 km apenas. (by HMB)

Em relação ao consumo, aparentemente ele melhorou bastante até os 5000km. Acho que agora estabilizou. Tenta nunca passar das 3000RPM, a partir disso o carro consome muito!!! (nada como ter o computador de bordo como companheiro). A partir de 40 e poucos Km/h passo para 4a marcha e o carro melhora bastante o consumo também. Outra coisa, a 5a marcha só compensa depois de 70Km/h. Todas essas observações só pude fazer graças ao computador de bordo (fica a dica).

Um detalhe: aquela luz de manutenção, que deveria indicar o tempo das manutenções programadas, começou a acender a uns 10 dias. Imagino que haja um contador de dias/km e o pessoal da concessionária não configurou a data em que o carro foi retirado... deve ter ficado a data da fabricação, porque a revisão dos 6 meses será apenas em fevereiro...(by HMB)

Certamente eles não devem ter seguido o checklist que eles entregam com o carro (ou pelo menos deveriam). Acho que interessante reclamar ou então esperar para levar para a revisão.


Atualmente o meu Fiesta está com 7400 Km rodados (andei mais de 1000km por mês...).

Estou fazendo em média 12km/l na cidade (com ar condicionado) com pouco trânsito e em torno de 9,5 a 11 km/l com trânsito moderado a alto na cidade (na semana que fiquei bastante pela região central de porto alegre).
Na estrada eu fiz 15km/l variando entre 80 e 120km/h durante o percurso (com mais de 50% do trajeto com ar ligado).
Creio que em relação ao consumo ele está muito bom. Claro, sempre tentando passar das 3000RPM, pois depois disso ele consome muito!!!

Detalhes do carro:
- Os cabos do sensor de estacionamento começaram a ficar aparecendo na traseira do carro. Estavam "abaulados" (como os fios dos postes de luz). Ou seja, servicinho porco da empresa que a concessionária contratou para instalar (como tinha tido problemas com os sensores, vou reportar esse detalhe quando for realizar a revisão);
- O ar-condicionado do carro parece ser fraco (demora para gelar) quando o carro fica estacionado no sol (quando está na sombra gela muito rápido);
- As vezes o MyConnection não detecta o celular (tenho que ligar/desligar umas 2 ou 3 vezes o carro). Mas isso acontece muito raramente (mesmo assim vale muito a pena, pode realizar ligações e atender o celular sem precisar parar ou fazer malabarismo com o telefone é muito bom!!!).

Acho que era isso. No fim do mês devo levar o carro para a revisão dos 6 meses (o carro estará com uns 9000km). Depois disso posto aqui se houve mudanças no consumo/comportamento do carro, além é claro de comentar o atendimento, valores, etc.

10 comentários:

  1. Olá Amigo,

    Gostei muito sobre as suas impressões que você colocou sobre a sua aquisição... Eu to indo pegar o meu Fiesta Rocam Hatch amanhã e to com uma dúvida sobre o sensor de estacionamento.

    Vale a pena? Ele é integrado com o computador de bordo ou só fica apitando??

    Tenho um amigo no serviço que disse que o fiesta dele faz 8 Km/l o que eu achei bastante complicado (o dele tb é zero...)

    To pensando em colocar o protetor de carter que não vem de fabrica e o sensor de estacionamento.

    O que você sugere a mais?? (comprei o pacote pulse)

    Saudações e parabéns pelo blog! :-)

    ResponderExcluir
  2. Meu Fiesta faz 6 anos em março de 2012, estou pensando em trocar por um Rocam 1.6. O meu de 2006/2006 é básico e tem 58 mil Km rodados, foi avaliado pela concessionária por 15.000,00. O preço de um novo 1.6 em Brasília está 37.900,00. Se der a metade do valor de entrada, a outra metade pode ser dividida em 12 X,juros zero, ou em 24 x, juros de 0,49 ao mês.
    Pedi para minha mãe completar a entrada para mim de presente de natal, estou aguardando a resposta. Gosto muito do Fiesta!

    ResponderExcluir
  3. Oi Roben,
    Fiz nova média, após 2.000 km rodados com meu Rocam 1.0 2011/2012.
    No álcool, está fazendo 6,5 km / litro.
    Ainda estou achando pouco...

    Abraço

    HMB

    ResponderExcluir
  4. o meu é o 1.6 e está com 2400 Km e está fazendo 9,8 Km/litro na cidade com ar ligado. Na estrada está fazendo 12.. Sempre com gasolina.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Colega, ao ver suas médias de consumo tive uma dúvida : em qual cidade você mora ?

    ResponderExcluir
  6. Cara que blog ótimo!

    acabei de comprar o meu 1.6 pulse, e estou amando esse blog.

    como o meu é da promoção upgrade ford e da cor azul marau (dificil de encontrar) me deram um prazo de 30 dias, enquanto isto, vou me deliciando com o blog.

    abraços amigo, e espero por mais posts.

    ResponderExcluir
  7. tenho um fiesta Rocan 1.6 2012 ele tá fazendo uma média de 9 km/L na cidade e sempre estou dando um estica na macha, está com 1000 km rodados.

    ResponderExcluir
  8. Finalmente hoje tirei meu carro na concessionária, meu primeiro carro, meu primeiro FORD ;-). Marinheiro de pirmeira viagem quero saber a Luz de Advertência do PATS fica mesmo piscando o tempo todo?

    ResponderExcluir
  9. Amigo, o que você quis dizer com "a 5a marcha só compensa depois de 70Km/h"?
    Antes disso a 4a consome menos?
    Pergunto isso pois já foram feitos testes e mostraram que quanto mais usar 5a melhor.
    Tenho um hatch 1.0 08/08.

    ResponderExcluir
  10. me arrependi de comprar este carro, nunca vi beber tanto. 6 tanto no etanol quanto na gasolina. e 10 na estrada.

    ResponderExcluir