quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Revisão feita e medições agora com 100% do tempo com ar condicionado

Pessoal,

Obrigado pelos comentários. Vou tentar responder todas dúvidas de uma vez com essa postagem, mas vamos começar falando sobre e a Revisão dos 10000km/6 meses.

Levei o carro para revisão na concessionária SuperAuto em Santa Maria/RS. Aproveitei que o carro iria ficar parado e pedi pra colocarem o protetor de cárter (não vem por padrão no fiesta). Eu não achei que fosse tão importante, mas quando vi o carro levantado na concessionária, ví o motor e o compressor extremamente expostos. Nem pensei, e pedi para o mecânico colocar o protetor. Além disso pedi para fazerem alinhamento/geometria (não está incluso na revisão). O atendimento foi muito bom, como sempre (recomendo essa concessionária para quem more na região).

Quando fui buscar o carro, ele estava lavado e em perfeitas condições. Aparentemente ele ficou com uma resposta um pouco melhor nas marchas mais baixas (não sei mudaram alguma configuração).

Fiz um teste de consumo em Santa Maria (cidade de médio porte, cheia de semáforos, com muitas ladeiras, e onde a velocidade máxima é de 40 km/h). O consumo foi de 7,5~8km/l (com gasolina aditivada e 100% do tempo com ar condicionado ligado), ou seja, bem abaixo do que faço em Porto Alegre.

Na estrada fiz uma média do consumo na viagem de Porto Alegre/RS até Florianópolis/SC (e o inverso também). O consumo foi de 14 km/l (com gasolina aditivada e 100% do tempo com ar ligado). A velocidade máxima permitida, em praticamente toda estrada, é de 110km/h. Tentei manter essa velocidade em praticamente toda a viagem. Vale ressaltar que peguei vários congestionamentos (trechos onde estão ocorrendo obras para a duplicação da BR101 e um trecho, perto de Florianópolis onde ocorreu vazamento de óleo na pista).

O que não tenho gostado muito do carro é quando está em primeira com arcondicionado ligado. Parece que não tem desempenho muito bom se não pisar "fundo" no acelerador.

Alguém gostaria de algum post específico?

42 comentários:

  1. Oi Roben e demais,
    Fiz 2.000 km em viagem nas férias, e a média no álcool foi de 9,5 km/l com a/c em 50% do tempo (lembrando que o meu é 1.0).

    Agora está com 4.300, vou fazer nova média na cidade.

    depois de 5 meses com o carro, estou com a seguinte opinião:

    Pontos fortes:
    -Dirigibilidade (câmbio, posição ao volante, etc)
    -Conforto
    -estabilidade
    -design
    -preço do seguro

    Pontos fracos:
    -motor 1.0 fraco para o peso do carro (mas no álcool até que anda legal)
    -consumo elevado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HMB,

      Concordo contigo... o consumo, quando comparado com os concorrentes deixa a desejar...
      Pelo que percebi, o consumo na estrada ou na cidade quando se para pouco é bem interessante... porém quando se tem transito complicado e/ou com muitas paradas, o consumo deixa muito a desejar...

      Excluir
  2. Estou pensando em comprar um Fiesta igual ao seu como meu 1º carro (Class, 1.6 com airbag e ABS na cor preta), mas estou com receio do consumo no etanol, você possui as medições do consumo com tal combustível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não costumo usar etanol pois em Porto Alegre não compensa... nos comentários do blog tem alguns relatos do consumo de etanol.. não parece muito ruim..

      Excluir
  3. cara...muito show o seu blog!!!

    Acabei de adquirir um Fiesta 1.0 Fly + Classic , com ar e direcao ( pois moro no RJ) ehhehe.. O que me levou a escolha do fiesta, foi o conforto e também o preço que estava bastante interessante!

    Vai ser o meu 1° carro, dentro de 15 dias ele deve chegar.

    O que eu queria saber era relatos de como é o consumo e o desempenho do motor 1.0. É o mesmo do que um FOX 2011 1.0?

    Obrigado! Abrcs e felicidads com o carango ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... li alguns comentários que o consumo do 1.0 não era muito melhor do que o 1.6... provavelmente o consumo deve ser parecido com os que estou postando... mas é claro, vai muito do pé do motorista e da região onde se dirige (tráfego, semáforos, e relevo).

      Excluir
  4. Comprei o meu Fiesta 1.6 em 20 de dezembro de 2011. O consumo médio depois de um pouco mais de mês é de 9 Km/l com gasolina, e 8.7 Km/l com etanol.

    Gosto muito do Fiesta hatch, troquei o 1.0 gasolina por um 1.6 flex. Comprei o meu na Superauto de Brasília, Cidade do Automóvel. Fiquei aborrecida com a financiadora Ford do Bradesco, pois solicitei que o melhor dia para pagar as parcelas seria 28 de cada mês, o que não foi atendido. Outro aborrecimento, achei um prego no pneu no segundo dia de uso do carro e a concessionária para solucionar o problema trocou o pneu furado pelo estepe.

    Adorei o My Connection, entro no carro e ele reconhece meu celular, recebo e faço ligações usando o som do carro, e escuto o comando do GPS do celular também pelo som do carro.
    https://www.ford.com.br/mc_default.asp?WT.mc_id=ford_google_pesquisa_kw_myconnection-busca-exata&WT.srch=1

    Quando liga o ar condicionado o rendimento do motor cai bastante, mas como uso pouco o ar até que não me atrapalha muito.

    Notei melhoras em comparação com o Fiesta antigo, a suspensão do carro novo propicia mais estabilidade e conforto, e o freio ABS faz a frenagem ficar macia.

    Este blog é muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria,

      Muito legal o seu comentário. Essas questões de financiamento são bem interessantes para o pessoal ficar atento...

      Em relação ao MyConnection, eu acho que um sistema assim é fundamental!!! Pois o motorista pode manter a atenção no transito!!!

      Em relação aos comentários do ar, suspensão e ABS: concordo plenamente com tudo!!!

      Excluir
  5. Uma questão: a concessionária recomendou abastecer o carro flex com gasolina comum e vc disse que abastece com gasolina aditivada. Será esse o motivo do melhor rendimento do seu carro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui a concessionária recomendou eu abastecer, pelo menos até os 2000km, sempre com aditivada para limpar os resíduos do amaciamento do motor. Como a diferença do valor não é grande em Porto Alegre (2 centavos por litro, provavelmente pelo álcool ser muito caro aqui), sempre coloco aditivada.

      Excluir
  6. Estava curiosa para ver sua resposta, hoje de manhã tive alguns afazeres, mas assim que me vi livre acessei o blog. Obrigada pela resposta. Da próxima vez abasteço com gasolina aditivada.

    Veja bem, meu celular é um Motorola Milestone 2, tive alguns problemas no início ao conectá-lo com o My Connection, pois o formato da agenda é incompatível. Para solucionar o problema tive que ocultar a agenda do celular. O formato que o som reconhece é Vcard e o do celular é Csv.
    Ao entrar no carro o My Connection reconhecia o celular, mas logo que tentava ler a agenda a conexão bluetooth caia e ao tentar reconectá-lo dava erro. Fui estudar no site do som que postei anteriormente os celulares compatíveis e o meu não estava na lista, mas solucionei o problema ocultando a agenda no celular.

    ResponderExcluir
  7. O problema é que com a agenda oculta não consigo efetuar uma ligação pelo comando de voz, pois o celular não acessa a agenda. Mas tudo bem, pois o fato de poder receber as ligações sem tocar no celular ajuda bastante. Sem falar que ao receber a ligação a música para de tocar.

    ResponderExcluir
  8. Depois de ler a notícia cujo link segue abaixo, acho que nossos carros não estão consumindo muito, em comparação com aos mais econômicos.

    http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/carros/noticias/os-carros-que-consomem-menos-combustivel-2

    http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2012.pdf

    ResponderExcluir
  9. O Fiesta da tabela do Inmetro é na verdade o New Fiesta, pois o motor é 1.6 16V e a direção é elétrica, o Fiesta Rocam tem o motor de 8V e a direção é hidráulica.

    ResponderExcluir
  10. Roben, a respeito do painel do veículo, estava querendo comprar um som já para assim que ele chegasse ja colocava ( ficar sem som é muito ruim).. Aí queria te perguntar: Qual a cor da iluminação do painel central?

    Você acha que essa cor fica legal?

    http://www.shoptime.com.br/produto/7539865/mp3-automotivo-cdxgt457ux-com-usb-frontral-controle-remoto-dupla-iluminacao.-funcao-zappin-sony?epar=4024&opn=BUSCADORES&WT.mc_id=buscape&WT.srch=1

    Tem 2 cores, âmbar e verde.

    Valeu!!

    Abrc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Acho que o verde combinaria melhor. Segue link de video do youtube que fiz pra mostras as funções do computador de bordo (e que aparecem as cores do painel).
      http://www.youtube.com/watch?v=Krru34h-Et4&list=UUT42WYFGGr6ziyzNI9EkgEQ&index=25&feature=plcp

      Excluir
  11. Ruben, amei a sua dica sobre a gasolina aditivada, o rendimento do carro melhorou bastante, saiu de 9,8 e foi para 14,9 Km/l. Obrigada!
    Poxa, liguei o computador hoje com expectativa de ver um novo comentário seu sobre o nosso fiesta...
    Veja, testei o Radardroide instalado no meu milestone 2 com o My Connection, programa bastante interessante para usar em cidades que não conhecemos. Ele informa sobre as velocidades das pistas e sobre os pardais. Comprei um suporte para o celular que fica preso ao vidro do painel por ventosa. Estou adorando descobrir as possibilidades de recuros que tenho usando o milestone com o My Connection.
    Abraços, Corina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que salto na melhora do consumo!!!
      Eu não achei que melhorasse tanto... fica a dica para os demais... usem somente gasolina aditivada, parece ser a melhor opção mesmo!!!

      Em relação ao milestone 2, eu não conhecia o radardroid, vou ver se tem disponível para o meu samsung galaxy fit. Eu testei 3 smartphones (Samsung Galaxy Fit, Sony X10 mini e Motorola Q11) com o My Connection e todos funcionaram bem. Na escolha de meu próximo carro, um sistema desses será uma exigência. Poder atender o telefone pelo som do carro é fundamental!!!

      Novo post em breve, ainda estou pensando no assunto (My Connection?)

      Excluir
  12. Gostei muito do blog, parabéns! Esse carro me interessa bastante, poderias me dizer o valor do ipva e seguro? Também sou de Porto Alegre. Outra dúvida: ele é de 8 ou 16 v? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liv, independente das variações de perfil, o seguro é um dos mais em conta... ficou mais barato do que meu uno way 2009 (vou receber dinheiro de volta)! E fiz cotações de outros veículos também, o Fiesta foi o mais barato! Não sei o porquê, mas pelo seguro com certeza vale a pena! Abraço!

      Excluir
  13. IPVA foi 900 reais, seguro depende muito do perfil: sexo, idade, local onde mora (quanto mais pro centro, pior), distância diária percorrida, garagem na residencia/escola/trabalho, uso a noite para trabalho/escola, etc..

    O fiesta Rocam é 8v (diferentemente do "new fiesta" que é 16v)

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pela atenção. Vou continuar acompanhando o blog;)

    ResponderExcluir
  15. Amigo seu blog é ótimo, Parabéns!

    Estamos no processo de adquirir um novo carro para a família. Estamos vendo várias possibilidades, e ao conhecer o fiesta, ele realmente surpreendeu nos quesitos que mais importam. Gostaria de fazer algumas perguntas:

    O ar condicionado gela bem, mesmo num dia com sol forte?
    Como são as relações do cambio? A quantos rpm fica mais ou menos a 100 km/h em 5ª?
    E quando ao sistema de trava elétrica, dá pra abrir o porta mala pelo controle tbm?

    Um abraço e obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá...

      O ar condicionado gela bem, mas já vi melhores...

      A 100km/h em 5a marcha fica entre 2000 e 3000 RPM (vou verificar quando realizar a próxima viagem)..

      Sim, dá para abrir o porta malas de dentro do carro, desde que o carro não esteja com a trava de segurança das portas (quando o carro começa a andar) ativo. É preciso destravar a porta do motorista para abrir o porta malas.

      Excluir
    2. Valeu pela atenção cara, abraço

      Excluir
    3. Também dá pra abrir pelo controle sim.

      Excluir
    4. ops... tinha lido "console" na pergunta... sim.. pelo controle também dá pra abrir...
      ahh... o controle também possui um localizador... levanta o controle e aperta... ele dispara o alarme.. funciona muito bem pra achar no estacionamento do shopping...

      Excluir
  16. Pessoal, hoje fiquei meio de cara... levei carro na revisão dos 6 meses e pedi para darem uma olhada na injeção, pois o carro está consumindo demais (faz 6km/l no álcool). Pois havia outro cara com o carro na revisão e me disse que o dele faz 7,5 no mínimo no álcool...
    O pessoal da ford disse que "reiniciou e atualizou o sistema", e que pode ser que haja uma melhora. Vamos ver...

    ResponderExcluir
  17. HMB... hoje em dia a "mistura" é feita de forma computadorizada... bons tempos que era tudo ajuste no carburador :P

    ResponderExcluir
  18. Comprei um Fiesta Hatch 2012 1.6 preto, fica pronto rpa entrega na quinta feira que vem dia 8. Posto em breve qual foi a minha primeira impressão do carro. Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Comprei um Fiesta 2012 preto 1.6 completo nessa promoção up grade. Eu e minah noiva estamos apaixonados pelo carro. Muito confortável, arrancada boa e muito gostoso de dirigir. Mas não estou conseguindo fazer essas médias. Estou abastecendo apenas aditivada, não forçando motor (Utilizando bem a 4º marcha quando atinge 40 km/h). Moro em Uberlândia. Cidade bem plana em comparação a muitas que conheci. Minhas médias tão em torno de 8 a 8,2 km/l com ar ligado na intensidade 1. Gostaria de compartilhar minha média e obter dicas com quem teve médias melhores de como obter maior rendimento? O carro não tem nem um mês. Tirei dia 17 de fevereiro. Será que está relacionado ao amaciamento do motor? Quem puder me ajudar, ficarei muito grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, o primeiro tanque tem a pior média (lembre de zerar a média do computador de bordo, caso possua). Com 1500km, o consumo melhora bastante...

      Excluir
  20. Obrigado, Roben! Eu zerei o computador de bordo no item de medias nas vezes que abasteci. Mas ainda não notei melhoras na média. Mas ta recente ainda. Ainda não fiz a primeira viagem. Rodou apenas na cidade por enquanto. Vou acompanhar a evolução das médias e futuramente posto aqui. Muito obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  21. Olá, gostaria de deixar minhas primeiras impressões, comprei um fiesta prata 1.6 da promoção Upgrade. Sinceramente estou gostando mto do carro... vai fazer uma semana e ja rodei com ele 300km, pelo computador de bordo esta fazendo 10km/l em um misto de cidade e estrada, com gasolina aditivada e sem ar ligado, pois estes ultimos dias a temperatura deu uma amenizada. Visibilidade e conforto nota 10. Na concessionaria me diseram pra usar gasolina comum que nesse primeiro momento não haveria necessidade de usar aditivada, uma vez que o motor esta limpo. Bom, achei que o consumo seria menor, pois ainda nao amaciou, mas não foi isso que notei...o carro esta com uma média mto boa para seu primeiro tanque(sim, zerei as médias antes de sair da loja e abastecer). Semana que vem vou encher o tanque outra vz e conto como será a nova média. Lembrando que pego a BR116 todo dia as 18hs... uma tranqueira só.. mas a noite pego a free way livre... Ah... mto agil tb... vc nem percebe e ja esta acima dos 100km/h

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente tem que cuidar pra não passar da velocidade limite, ele é bem ágil e estável na estrada!!!

      Excluir
  22. Muito bom o blog, estou lendo bastante os comentários porque me interesso em trocar de carro. Meu alvo é consumo em primeiro lugar, segurança (Air bag e ABS) em segundo e conforto (ar-condicionado) em terceiro.

    Estou investigando massivamente o Fiesta 2012 e o March. Palio e Sandero tbm me interessam, mas devido aos comentários que já li me decepcionou um pouco. Continue atualizando com a relação consumo e percurso.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive essas dúvidas logo antes de comprar o meu ano passado, o March ainda não havia sido lançado, mas eu tinha lido muito a respeito dele. Mesmo sobre o novo palio, já havia muita coisa falando sobre ele.

      Visualmente eu gosto muito do March, mas pela tranquilidade, estabilidade e conforto que estou com o Fiesta atualmente, acho que fiz um excelente negócio.
      O melhor é fazer um test drive e verificar o preço de seguro.
      Abraços!

      Excluir
  23. Estava na dúvida também entre o Fiesta e o March, mas foi só até fazer o test drive...fiquei decepcionada com o March, não tive dúvidas ao optar pelo Fiesta! Nas palavras do meu marido, "é muito mais carro"! Abraço e boa sorte na escolha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive esta duvida. Acabei como vc optando pelo fiesta, agora, mais pelo preço do que por qualquer outra coisa. Não cheguei a fazer teste drive pois ja conhecia o fiesta, agora o march não cheguei a testar. Pq vc não gostou o march? Achou fraco? Não gostou do acabamento? Do espaço? Abçs.

      Excluir
    2. É muito de gosto, isso. Acabamos de comprar um Fiesta hatch, 1.6, minha esposa e eu. É um bom carro, muito bom de suspensões e de câmbio.

      Mas, o March 1.6 tem vantagens inquestionáveis. Dirigi bastante o da minha mãe. É muito mais rápido que o Fiesta e gasta menos.

      O acabamento do March é pior que o do Fiesta, e isto é notável. A posição de dirigir do March também é pior. O câmbio é pior, muito impreciso.

      No final das contas, o Fiesta parece-me melhor, é um driver's car.

      Excluir
  24. Olá Cara, muito legal o seu blog! Tenho um fiesta rocam 1.0 e vou testar sua dica de gasolina aditivada. Atualmente ele está fazendo 12.5/13 km/l. Vou levar na próxima revisão vou pedir para darem um olhada no sistema de injeção para ver se esse cosumo melhora um pouco.

    Sobre o My Connection, vou testar, sou doido pra usar meu celular direto no carro.rs

    ResponderExcluir
  25. O meu faz 12 km/l com aditivada na estrada e 10 km/l com aditiva na rua (considerando pouco congestionamento - moro em Salvador). Todas as medições com ar ligado. Com a gasolina comum o rendimento muda pouco, mas percebo que o carro fica mais forte com a aditiva. Na estrada quando medi e encontrei 12 km/l no carro estava eu e mais 4 pessoas - 3 adultos e uma criança. Nâo considero a melhor das médias, mas acho que se torna tolerável principalmente por o veículo responder bem quando pisa-se fundo no acelerador, o que para mim significa segurança em ultrapassagens e certeza de manter um bom ritmo na estrada.

    ResponderExcluir