sexta-feira, 23 de março de 2012

13000 km depois, parada urgente e carro muito bem na chuva

Olá amigos,

Depois de muito tempo estou postando novamente. O blog já possui mais de 5000 visualizações (para um blog particular, sem grandes apelos e sem patrocínio está louco de bom!).

Vamos lá pessoal. Primeiro o consumo.
O consumo está estável na cidade (Porto Alegre), fazendo SEMPRE entre 10.5/km/l e 12km/l (dependendo sempre de quanto ando na região central...).
Na estrada varia um pouco mais, mas com ar condicionado ligado sempre fica em torno de 14km/l (sem ar o consumo é bem melhor).


Agora algumas histórias/aventuras onde o Fiesta se saiu muito bem.
Primeira delas: estabilidade em paradas bruscas.
Eu estava em viagem pela Serra Gaúcha com alguns amigos (mais especificamente, após Bento Gonçalves perto da ponte em arco). E uma amiga estava de ressaca e passando mal (na noite anterior havíamos participado de um coquetel regado a espumantes da serra) e ela pediu para parar o carro.
Mas o cenário era este: caminhão a frente, caminhão muito grande (jamanta) atrás acima dos 60km/l, sem acostamento e a amiga quase vomitando. Foi quando avistei uma entradinha em curva, coberta de britas com um coqueiro (ou algum tipo de palmeira) bem no centro da entradinha. Tentei diminuir, dei sinal de alerta e tentei ir freiando, porém o caminhão atrás de mim colou na minha traseira. Ou seja, não tive como reduzir, a amiga prestes a vomitar no carro e passando mal. Fiz a curva para entrar nessa estrada de pedras de forma brusca e com velocidade bem acima do ideal. O carro se comportou muito bem, o meu amigo meu que estava ao meu lado (no banco do carona) me falou "eu tinha certeza que bateríamos no coqueiro". O carro se manteve bem estável e seguro durante a manobra. Se fosse alguns carros que dirigi, creio que teria saído de lado e batido no coqueiro. E pelo estilo de frenagem realizada, acho que o ABS deu uma boa salvada na situação também. Então pessoal, o carrinho se saiu muito bem nessa!!!


Segunda delas: a chuva/inundação de Porto Alegre. O carro se mante muito estável mesmo andando nas tuas com mais de 1 palmo de água (até uns 2 palmos de água). Além disso, o carro é muito bem vedado pois nada na parte interna (como se gostaria) foi molhado. Ou seja, borrachas e vedações funcionam muito bem.


O carro tem se saído super bem e sem nenhum problema aparente até o momento. Foram 13000km rodados e nada para reclamar.

36 comentários:

  1. Olá!
    Acabo de adquirir meu Fiesta Hatch 1.6 completo, em Porto Alegre! Devo retirar o carro essa semana! Muito legal esse blog para a troca de informações (a dica da gasolina aditivada, por exemplo!) Pesquisei muito antes de comprar o Fiesta, e pelas opiniões aqui do blog, acho que tomei a decisão certa! Parabéns pelo blog! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, uma fonte interessante de informações sobre o veículo, foi de grande valia quando estava negociando o 0Km. Esta semana recebi o Fista Hatch 1.6 na versão Class. Eu vim de outro fiesta (2006, 1.6) e já gostava bastante do veículo. O novo tem causado boa impressão. Hoje na pista (está com 200km apenas) fez 13,8km/l (gasolina) entre pista e cidade em um percurso curto (60km). Espero que continue a postar informações. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Por acaso você notou algum grilo no carro? O ar está gelando bem? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o ar gela bem, se deixar com a entrada de ar fechada...
      grilo eu notei quando caiu uma das borrachas que pressionam a tampa do porta malas e a tampinha que fica em cima do bagageiro.. espero resolver na revisão...

      Excluir
  4. Comprei um Fiesta Hatch Rocam 1.6, 0 Km. Peguei o carro na 6ª feira (20/04/12) quando enchi o tanque de ETANOL. Hoje (24/04) com apenas 4 dias e 70 Km rodados, notei que o indicador de combustível já tinha baixado 1/4 do tanque. Fiquei assustado e fui abastecer para conferir se tinha problema problema no indicador ou se tinha consumido isso mesmo. Ao abastecer me assustei mais ainda, o consumo de 1/4 do tanque estava certo: a bomba do posto indicou 14,4 litros de Etanol (para 70 Km rodados só na cidade) = média de 4,9 Km/litro. Nem usamos o ar, só o ligamos poucas vezes para testar. Alguém já viu um consumo deste? Está normal? Deve melhorar conforme o uso do carro? Como devo amaciar o motor? Andando na boa ou pisando fundo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos,
      Comprei o meu Fiesta Rocam 1.6 em Março. Ele é meu segundo carro (o primeiro foi um Gol G4 2006 1.0), mas é o primeiro 1.6. O Gol estava fazendo 12km/l com álcool (que está na média), mas logo que comprei o Fiesta vi que ele estava fazendo 5,5km/l com álcool(quase 90% do tempo com o AC desligado). Estranhei, mas continuei andando com álcool pensando que o consumo iria abaixar a um nível aceitável, mas após esse tempo, agora com cerca de 1800 km rodados, o consumo fica em torno de 6,5km/l (ainda com álcool). Tentei amaciar andando na boa nos primeiros instantes e depois pisando fundo, aparentemente não funcionaram. Agora pretendo abastecer com gasolina aditivada, para ver se o problema é apenas com os resíduos do amaciamento (dica do Roben), mas se persistir, vou ver se o problema é com a configuração da injeção. Qualquer novidade posto aqui.

      Excluir
    2. Eu só uso gasolina aditivada (aqui o alcool é muito caro) e o consumo está na média para 1.6
      ainda sem nenhuma dor de cabeça com ele...

      Excluir
    3. Tenho um 1.6 hacth pulse que está com 600mk rodados e a media de consumo esta em 9,4km/L no etanol e 11Km/L na gasolina. Depende muito da forma como se dirige. Se vc nao forçar muito o motor desnecessariamente e em declives manter a marcha engrenada o consumo é cada vez mais economico.

      Excluir
  5. Muito legal seu blog me ajudou bastante na hora de comprar meu Fiesta Hatch 1.6 Class 2013 também na SUPER AUTO aqui em Santa Maria...peguei ele dia 24/04/2012 e estou curtindo muito o carro (meu primeiro carro), o carro está com 110km rodados com média de exatamente 10km/l aqui em Santa Maria sem o ar ligado e com gasolina comum, próximo reabastecimento vou colocar gasolina aditivada (V-Power) para fazer o teste.

    ResponderExcluir
  6. Estou com um Fiesta Hatch 1.6 faz três semanas. Com 600 Km a média de consumo na cidade com pouco engarrafamento (Aracaju) é de 7,0 Km/l sempre com ar ligado (aqui é sol direto!). Estou gostando do veículo, a mecânica parece OK, o nível de ruído interno é normal, mas o acabamento é bem inferior ao do meu antigo Palio.

    ResponderExcluir
  7. Meu Fiesta 1.6 no ultimo tanque havia feito media de 9.2 no etanol. Ontem vim de Ribeirão Preto para Uberlândia e fiz média de 10 km/l no etanol. Na gasolina ele já fez média de até 16 Km/l. Depende muito do jeito de dirigir. Quando fiz a média de 16, sempre dirigia entre 80 km/h a 100 km/h e nas descidas deixava carro ir sem acelerar, porém engrenado. Acelerava mais apenas em subidas não ultrapassando a velocidade de 100 km/h. Dirigindo desse jeito chego à média de 16 km/l na gasolina e 11,5 km/l no etanol. Já fiz o teste com os dois combustíveis. Mas detalhe... minhas médias boas foram depois de 2 mil km rodados. Comprei meu carro em fevereiro de 2012 e está com 4 mil km rodado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mesmo aconteceu comigo... até os 10000km ele melhora o consumo.. depois estabiliza...

      Excluir
  8. comprei um desse aqui em Belém do Pará, 1.6 tbm, recebo sexta,. bora ver como se comporta, pra começar foi bom, o preço tava muito bom, 33000 completo e emplacado

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog em breve eu irei comprar um fiesta, estava na dúvida entre comprar um palio ou um fiesta e ficarei mesmo com o fiesta, continue postando,

    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a coisa tá um pouco corrida, logo farei a revisão dos 12 meses/20000km... daí farei um post completo!!!

      Excluir
  10. Olá Roben e demais,

    Meu fiesta hatch 2011/2012, 1.0, está agora com 7.500 km.
    Atualmente ele está fazendo 7 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, sempre com álcool.
    Melhorou um pouco em relação aos primeiros tempos... mas ainda não é uma maravilha.

    Abraço,

    Humberto

    ResponderExcluir
  11. Olá galera!

    Sou novo aqui no blog, estou precisando de um conselho. Vou comprar meu primeiro carro 0km, estou em duvida entre o Fox e o Fiesta Hatch 1.6 2012/2013, ambos completos, (o Fiesta vem com air bag e ABS). Gostaria de saber se alguém tem uma comparação entre os dois, consumo, desempenho, manutenção, desvalorização na revenda. E ouvi e li em alguns lugares que o motor Zetec Hocam não da retifica, é verdade?

    Abraços.

    Ronaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ronaldo,
      Cara, um amigo tem um fox 1.6 completo. É um carro bacana tbm, mas eu ainda fico com o Fiesta.
      Sobre o motor zetec, isso não existe a muito tempo (segundo um mecânico me falou, os primeiros zetec rocam eram mais difíceis de reparar). E um motor desses, se bem cuidado, atinge tranquilamente mais de 150.000 km antes de precisar abrir. Tenho tbm um fiesta street 2003 com motor zetec rocam, está com quase 90.000 km e perfeito, não baixa óleo nem nada.
      Att.
      Humberto

      Excluir
  12. Parabéns pelo blog, honesto e com informações importantes, sem firulas.
    Descobri ele HOJE, mas já li todos os posts (era pra estar finalizando um projeto, mas tudo bem, quem precisa dormir né?).

    Estou (ou estava) numa dúvida muito grande com relação a comprar ou não um Fiesta Rocam Hatch 1.6 2012/2013 completão, e seu blog está ajudando DEMAIS.

    Pelo meu perfil, vou demorar uns dois anos pra rodar 15.000km, então, suponho que terei um carro praticamente zero por uns trê sou quatro anos, até ter condições de trocar, rsrs.

    Gostaria de perguntar se tem mais impressões sobre o interior, quanto a conforto, ergonomia, posição de dirigir, etc. Ah sim, e mais alguma informação quanto à segurança (curvas, frenagens variadas, retomadas em ultrapassagens, etc..), afinal serei condutor de um veículo com carga preciosa (minha mulher e meu filho de seis meses), ;)

    No mais, tomara que o blog tenha cada vez mais colaborações e posts.

    Abraço.

    Guilherme.

    ResponderExcluir
  13. Olá, sou novo aqui no blog e, após comprar o meu fiesta rocam 1.6 2012/13 completo, já está com mil Km, que fui fazer uma pesquisa e conheci este ótimo site p/ trocarmos experiências quanto a este carro. Como vim de um VW Gol G5 1.0, estou achando o carro excelente. Porém, apenas um grilo me incomoda, toda a vez que giro o volante, seja p/ a direita ou esuqerda, faz um barulho, como se fosse algo raspando, literalmente um grilo. isso é normal neste carro ou pode ser algum problema?

    abrs,

    Diogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amigo isto não normal.Tenho um que está com 12000 km rodados e nunca apresentou este problema o carro e excelente. E tem uma média 13 km por litro na estrada até 120km hora.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho um Mille Economy 2008 e me interessei por este Fiesta 1.6 e resolvi fazer um test drive e para minha desagradável surpresa achei que o carro não anda nada. Já tinha ouvido falar bastante de pessoas que tinham comprado a versão 2012 e não tinham gostado também. O carro é excelente, muito confortável e estável, mas infelizmente o motor não me agradou. Queria muito comprar esse Fiesta pois está com um preço muito bom, mas pra andar quase igual meu Uno, é complicado gastar dinheiro e não ficar satisfeito. To inclinado no Prisma 1.4 que anda muito, mas vou perder em conforto e estabilidade. Parabéns pelo BLOG amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, tenho um gol 1.6 g3 power e comprei a poucos dias um fiesta 1.6 zero... achei que o fiesta anda bem mais que o gol, porem, acho que devido a pouca quilometragem, para que isso aconteça, o consumo é um pouco elevado, seja no alcool ou na gasosa... o rocam é um motor que requer alta rotação para mostrar tudo que tem... na estrada achei ele um avião... fui a 180 podendo ir mais... no final tudo depende do pe de quem dirige... no mais, achei que fiz um negocião... gostei do carro, apesar de sempre ter tido preconceito com ford, pois é o meu primeiro da marca ... felizmente descobri que tava errado... to feliz...

      Excluir
  17. Meus amigos, acabei de comprar também um Fiesta Rocam 1.6 hatch Só tenho que elogiar o carro!Mas com relação ao consumo... Caramba! É assustador: 6,3 km/L com gasolina comum!!(e olhe que eu não usei o ar, nem pisei fundo) Espero que com o amaciamento do motor esse consumo chegue ao que a Ford anuncia (~ 12km/l). ISSO TAMBÉM ACONTECEU COM VC'S? Abraço

    ResponderExcluir
  18. gostaria de saber pq não atualizaram mais o blog?????

    ResponderExcluir
  19. Prezado Roben,

    Acabei de comprar um Fiesta Hatch 1.6, com air bags e abs. Saiu por preço excelente: R$ 34.000,00, em Campina Grande - PB. Detalhe é que não tem som, nem vidros elétricos traseiros.

    O carro é para minha esposa. Realmente, é muito sólido e bom de suspensões, quase tanto quanto o Focus hatch 2.0, 2011 que tenho. Na verdade, é mais conveniente que o Focus, porque é menor.

    Direção, câmbio, suspensões, espaço interno são bons.

    Agora, o carro faz um barulho na 1ª e na 2ª marchas, antes de atingir 40 Km/h. Algo como aqueles roncos de rolamentos.

    Parece um ronco de transmissão. Tu percebeste isto no teu?

    ResponderExcluir
  20. Já é o terceiro Fiesta que compro ao longo de 8 anos, os dois primeiros 1.0 agora parti para 1.6 que vou pegar dia 30/01/2013. Eu queria um carro com mais motor do que o meu, e cheguei a seguinte conclusão de continuar com a FORD com o mesmo modelo que atende as minhas necessidades (principalmente o porta-malas e o banco bipartido) para carregar meu piano digital com mais de 1.50 cm de comprimento, meu instrumento de trabalho.
    Quanto ao conforto dos passageiros, espaço interno, e problemas com "a máquina" nada tenho a dizer dos anteriores, por isso não troquei de linha, sempre fiz revisão na concessionária, e sou única dona deles... e assim vou continuar, espero recebê-lo na próxima semana, e posto as minhas impressões dessa nova versão que escolhi. Mas de tudo que pesquisei, preferi continuar com tudo igual até a cor (preto), mudando o ano e o motor para 1.6

    ResponderExcluir
  21. Chegou o meu Novo Fiesta, é tudo isso que eu disse anteriormente! E nunca foi tão fácil subir os morros da minha cidade com esse motor 1.6 Macio, ágil, e todo conforto necessário para as minhas expectativas. Nada a reclamar, portanto é o meu terceiro Fiesta.

    ResponderExcluir
  22. Olá Roben, primeiramente, parabéns pelo blog. Apesar de ele estar publicado há bastante tempo, estou conhecendo somente agora, já que estou à procura de informações sobre o Fiesta Rocam 1.6. Já possuí dois Palios, e pretendo comprar o Fiesta 1.6, justamente devido ao binômio desempenho x condições acessíveis de compra. Esse blog ajudou bastante, inclusive pelas contribuições dos comentários. Ajudou bastante a decidir a aquisição!

    ResponderExcluir
  23. Roben, achei muito interessante seu Blog sobre o Fiesta. Aproveito para convidar à todos a visitarem meu Blog sobre o Fiesta Rocam que acabei de criar.

    ResponderExcluir
  24. Já possui alguns carros, entre eles Del rey, palio celebration, gol g3 16v e um kia picanto EX 1.1 12v Estou a menos de um Mês com um Fiesta Zetec Rocam 1.6 Flex Class de todos que já possui esse dispensa comentários. Conforto, Dirigibilidade, segurança, e acabamento, a acústica do som é perfeita o motor Zetec Rocam usando uma tecnologia avançada que despensa o uso de correio dentada que é o pesadelo para todo motorista. só em saber que o risco de ter um problema no motor é quase zero já esta bom demais. sem contar que o carro é ótimo e responde bem as mudanças de marcha. só me arrependo de uma coisa, não ter adquirido antes o fiesta.

    ResponderExcluir
  25. Roben, você consegue forncimento das palhetas corretas com facilidade? Qual o seu modelo?

    ResponderExcluir